Um designer 3D é muita das vezes, uma pessoa que decidiu transformar sua paixão em profissão, seja por artes, desenhos, ilustrações, entre outras atividades que despertam o interesse das pessoas nesse tipo de trabalho, por isso podemos ver tantos projetos 3D extraordinários sendo feitos, todos são frutos dessa paixão.
Nós costumamos ver diversos trabalhos 3D de diferentes áreas em nosso cotidiano, com a popularização da tecnologia e o aumento da acessibilidade, muitas empresas viram uma ótima oportunidade dentro do 3D e assim começaram a fazer seus projetos usando essa tecnologia.
As indústrias mais famosas que usam essa tecnologia são a do cinema, entretenimento, construção civil e publicidade. Graças ao seu quase infinito poder de criação, podemos criar tudo dentro do 3D e isso é uma grande vantagem para as empresas, isso se torna uma ótima oportunidade para um designer 3D.
O designer 3D trabalha na criação de modelagem de objetos e figuras 3D, criando representações e objetos semelhantes a realidade, ele pode trabalhar com diversas criações diferentes dependendo de qual segmento ele trabalha, a lista de possibilidades são bem extensas.
A indústria do cinema popularizou e apresentou a tecnologia 3D para grande maioria das pessoas, muitos dos profissionais apaixonados, tiveram suas primeiras experiências com o 3D através de filmes com efeitos especiais e animações 3D. A tecnologia surgiu já faz muitas décadas, mas só foi ganhar força nos anos 80.
O designer 3D que trabalha nesse segmento normalmente trabalha na criação de efeitos especiais e na modelagem de personagens para animações e afins, tudo irá depender de qual projeto ele está envolvido.
Outra indústria que apresentou o 3D para muitas pessoas, principalmente as mais novas, foi a do entretenimento, através de jogos de videogame e afins, sua influência no mundo atual é enorme e faz com que muitos jovens se interessem e desejem trabalhar na profissão de designer 3D.
O designer 3D que está nessa área normalmente trabalha na criação de personagens, ambientes e cenários para os jogos, além dos efeitos especiais que também estão envolvidos, é um trabalho que muitas pessoas desejam graças a popularidade dos jogos atualmente.
Na publicidade, costumam a usar a tecnologia 3D em diferentes áreas, o designer 3D fica responsável pela criação de mascotes para comerciais e propagandas, na modelagem de novas embalagens de produtos e também na criação de certos comerciais que precisam da tecnologia.
A grande maioria dos comerciais usam o 3D para poder mostrar os seus produtos, como por exemplo, uma lata de refrigerante, um carro, uma bolsa e etc. Nenhum desses produtos são reais na maioria das vezes, são representações tridimensionais criadas por um designer 3D.
E por último, a indústria da construção civil, onde a tecnologia é utilizada na área da arquitetura, tanto para a criação de novos projetos arquitetônicos, quanto no trabalho de apresentação de clientes e investidores, a tecnologia 3D é extremamente importante nesse área e o designer 3D realiza um papel chave.
Em um lançamento de um empreendimento imobiliário, a percepção dos clientes sobre o projeto é muito importante, é necessário apresentar o projeto para ele de forma clara e objetiva, fazendo que o mesmo possa visualizar de forma palpável o que está sendo apresentado, nesses momentos, utilizamos a visualização arquitetônica.
O designer 3D tem que entender bem sobre a visualização arquitetônica para que a apresentação possa ser realizada da maneira mais eficaz possível, a visualização arquitetônica, também conhecida como archviz, se trata de transformar uma ideia ou conceito criado pelo arquiteto, em algo real e palpável para o cliente.
Isso acontece por meio de imagens e animações hiper realistas que mostram todos os detalhes possíveis do projeto para o cliente de uma forma fácil de entender, melhorando o entendimento de espaços e dimensões que foram projetadas para a obra, isso facilita o entendimento da obra.
Não podemos esperar que uma pessoa comum sem experiência na área consiga entender o conceito de um projeto arquitetônico da mesma maneira que um profissional, nesses momentos a visualização arquitetônica criada por um designer 3D pode ajudar muito, trazendo esse conceito para realidade e criando projeções realistas e fáceis de entender.
Dessa maneira fica mais fácil para o cliente comprar a ideia do projeto, lembrando que esses tipos de projetos normalmente custam uma grande quantidade de dinheiro, então é preciso que o cliente tenha confiança e segurança sobre onde está investindo o dinheiro dele.
Caso você queira saber mais a fundo sobre o que é a visualização arquitetônica, temos um artigo completo onde falamos sobre o que exatamente é, então se tiver interesse em saber mais a respeito, clique aqui!
O designer 3D tem que conhecimento em diversas áreas diferentes dependendo de qual segmento trabalha, isso é necessário para que possa fazer modelagens com o maior nível de qualidade possível, por exemplo, para criar um personagem humano para um jogo de forma realista, é necessário ter um bom conhecimento sobre proporções e anatomia humana.
Para quem irá criar ambientes, conhecer a física por trás dos objetos e afins, é importante para que também tenham semelhança com a realidade, o mesmo se aplica para efeitos de luzes e sombras em ambientes externos e internos, é necessário saber quais são os fenômenos físicos por trás da iluminação de um ambiente.
Outro detalhes super importante que todo design 3D conhece, é a renderização, ela é uma das etapas finais dentro da realização de um projeto 3D, é o processo responsável por trazer realismo para o trabalho, isso acontece por meio de ferramentas e técnicas que realizam cálculos que trazem aspectos da realidade para dentro de uma modelagem tridimensional, quando uma representação 3D passa por uma renderização, sua cara muda completamente.
Esse processo é muito famosa e é responsável por fazer certos trabalhos se tornarem tão populares, uma obra bem renderizada é capaz de chamar atenção de muitas pessoas, seja uma fogueira ou um lago hiper realista dentro de um jogo, paisagens e cenários com extrema semelhança com a realidade dentro de filmes de animações 3D.
Tudo isso acontece graças a renderização, o grande detalhe é que esse processo é super complexo e pesado, é necessário ter um computador potente para poder renderizar um projeto corretamente e isso custa muito dinheiro na maioria das vezes, então vale a pena se atentar a esses detalhes.
Uma maneira interessante de agilizar o processo de renderização e não torná-lo tão demorado, é realizando a otimização do seu modelo 3D, isso irá acelerar todo o processo, caso você tenha interesse em saber mais a respeito, nós temos um artigo onde falamos a respeito da importância de otimizar seus projetos 3D, se quiser saber mais, clique aqui!
Um designer 3D precisa então dominar diversas áreas diferentes se quiser ter bons resultados, caso ele tenha experiência com desenhos e ilustrações, melhor ainda, a realidade é que a tecnologia está em constante evolução e por isso é necessário estar sempre atento às novas atualizações.
Não é uma profissão fácil, exige muita dedicação, esforço e estudo para conseguir ter bons resultados, mas para quem deseja seguir essa paixão, ser um designer 3D é uma ótima escolha, a profissão possui uma alta demanda nos dias atuais e a tendência é que isso aumente com o passar dos anos.