O render 3D é considerado por muitos profissionais da área da arquitetura, como uma das etapas mais importantes na realização e apresentação de um projeto arquitetônico 3D, sua influência não está presente apenas no mercado da arquitetura, mas também em diversas outras indústrias onde a sua tecnologia pode ser usada.
Antes de explicar sobre o que é o render 3D em detalhes e dizer como funciona esse processo, irei explicar a sua importância no mercado atual. A renderização está presente na maioria das indústrias onde a tecnologia 3D é utilizada, indústrias como a publicidade, cinema e entretenimento, usam da tecnologia para criar os seus projetos.
A tecnologia 3D dá aos profissionais uma grande liberdade de criação, sendo possível modelar quase tudo com ela, por causa disso diferentes empresas começaram a usar o 3D para criar seus projetos e realizar uma grande variedade de trabalho.
Podemos ver a tecnologia sendo usada na criação de personagens de jogos, mascotes de comerciais e também em filmes de animações 3D, como disse anteriormente, é possível criar e modelar quase tudo. Por causa disso a tecnologia 3D cresceu e vem crescendo muito com o passar dos anos.
O render 3D cresceu junto com a tecnologia 3D, já que ele está envolvido no processo de criação de um projeto em 3D e também se trata de uma das partes mais importantes envolvidas, esse crescimento fez com que surgissem diversas ferramentas e softwares que ajudam nesses processos de modelagem e renderização, então sem duvidas o mercado se expandiu dessa maneira.
Caso queira saber em mais detalhes como funciona o mercado de renderização, temos um artigo completo onde falamos melhor a respeito disso, se tiver interesse em saber mais sobre o assunto, clique aqui!
O render 3D desempenha um papel importantíssimo na realização de um projeto 3D, sem ele o trabalho não teria a mesma cara e também não traria bons resultados. Nesse artigo falarei sobre seu papel dentro do mercado arquitetônico, mas o render 3D também está presente em todos os mercado que utilizam a tecnologia 3D em seus projetos e buscam ter bons resultados com isso.
O render 3D está presente na parte final da realização de um projeto 3D, ele é a etapa responsável por trazer realismo para o trabalho, isso acontece através de ferramentas e técnicas que estão envolvidas nesse processo, vale dizer que essa etapa é bem complexa, mas falaremos disso mais para frente.
Esse processo chamado de render 3D, transforma os ambientes tridimensionais que foram criados, em imagens 2D, trazendo diversos detalhes e características realistas para a imagem, uma imagem bem renderizada pode ser facilmente confundida com uma foto de um ambiente real. Podemos fazer isso através de softwares especializados em renderização, por meio desses programas podemos realizar diversas técnicas diferentes para trazer ainda mais realismo.
Algumas indústrias optam por não trazer aspectos tão realistas para os projetos, pois não se encaixa com a proposta da obra, como é o caso de algumas animações 3D e certos jogos, então podemos dizer que o render 3D não está ligado apenas a projetos realistas e sim em como o projeto ficará em sua forma final.
A renderização é um processo pesado e complexo de ser realizado, isso acontece pois existem diversas técnicas envolvidas durante essa etapa, para conseguir trazer um alto nível de realismo para o projeto, é necessário prestar atenção em cada detalhe, como por exemplo a iluminação de um ambiente. Existe uma técnica especializada apenas em trazer aspectos reais para as luzes e sombras presentes no projeto.
Essa técnica faz com que a luz seja gerada através de variados cálculos que incluem a textura da superfície que está sendo iluminada, a intensidade da luz, tamanho do ambiente, entre outros detalhes, para conseguir chegar a conclusão sobre como a iluminação ficaria na realidade. São diversas etapas e técnicas iguais a essa que fazem com que o render 3D seja um processo longo e demorado.
Para conseguir realizar o render 3D em seu máximo potencial, é preciso ter um bom computador, pois esse processo necessita de uma boa capacidade de processamento, então ter um computador com um bom processador, bastante memória e uma placa de vídeo robusta, pode facilitar as coisas para você. Muitos softwares de renderização utilizam a placa de vídeo para fazer o render em tempo real, então é importante se atentar a esse detalhe e adquirir uma boa placa.
Mesmo sendo tão complexo, o render 3D apresenta vantagens muito interessantes para os profissionais da arquitetura, essas vantagens fazem valer a pena toda a complexidade e trabalho causado pela renderização, visto que pode entregar ótimos resultados.
A primeira e mais importante vantagem que o render 3D pode trazer, é o nível de satisfação do cliente, como eu disse no começo do texto, esse processo é muito importante na hora de apresentar o projeto, pois o realismo faz com que o cliente possa visualizar de forma mais clara e palpável todas as ideias e conceitos que estão dentro do projeto.
Isso é uma grande vantagem, se o cliente não tiver certeza sobre o que está vendo e não se sentir confiante em relação ao projeto, ele acabará não comprando a ideia, mas caso ele consiga entender tudo o que está sendo passado para ele conseguir visualizar o que deseja, o negócio será fechado com muita mais facilidade. O nível de realismo trazido pelo render 3D é capaz de gerar essa conexão entre o cliente e o projeto.
Outra vantagem é a liberdade de criação que a renderização gera ao arquiteto, o profissional pode ser muito mais livre para modelar novas ideias e conceitos sem ter medo que os clientes não compreendam o que está sendo passado, isso é bom pois aumenta a chance de surgir projetos inovadores e trabalhos incríveis.
O render 3D pode aumentar a autoridade de um escritório de arquitetura e também destacá-lo da concorrência, caso ele realize bons projetos, se postar seus trabalho em redes sociais, poderá atrair público interessado e também clientes, então esse processo pode aumentar o fluxo de clientes e por consequência, o número de vendas.
Existem diversos conceitos e técnicas presentes dentro da renderização então caso você queira saber melhor a respeito do render, temos um outro artigo onde falamos sobre ele, se quiser saber mais, clique aqui!
A conclusão é que o render 3D pode trazer muitos benefícios e vantagens para quem sabe utilizá-lo corretamente, é capaz de mudar completamente a forma como um projeto é apresentado. Está presente em diversas indústrias diferentes que utilizam da tecnologia 3D, podemos ver a sua presença em jogos ultra realistas, em filmes com muitos efeitos especiais e também em comerciais de tv, sua influência é enorme e a tendência é que isso aumente com o passar do anos.
Se você estiver interessado em começar a renderizar seus projetos de modo profissional, contratar uma empresa para te auxiliar no processo é uma ótima estratégia, se tiver interesse, na Render Pixel oferecemos o serviço de visualização arquitetônica, trabalhos com grandes construtoras do Brasil e América do Norte, entre em contato conosco e faremos um orçamento para você, será um prazer ajudar em seu projeto!