Com o crescimento e popularização da tecnologia 3D nos dias atuais, o 3D design se tornou indispensável na realização de um bom projeto, sua importância está na qualidade que pode entregar e com as características únicas que traz para o projeto.
A maioria das pessoas, principalmente as mais novas, tiveram a primeira experiência com a tecnologia através de videogames e filmes de animações 3D, essa primeira impressão despertou uma paixão em muitas pessoas, que futuramente decidiram trabalhar nessa área.
Mas quando falamos sobre 3D design, não é apenas a indústria do cinema e entretenimento que a utiliza, podemos ver ela sendo usada na publicidade e construção civil também. A tecnologia 3D possui uma capacidade de criação e por isso chama a atenção de muitas empresas diferentes.
Podemos usar a tecnologia para criar personagens, cenários e ambientes em jogos de videogame, também podemos usar para criar efeitos especiais para filmes, entre diversas outras coisas que é possível fazer através do 3D.
Na publicidade ela é utilizada para criar mascotes para comerciais e propagandas, também pode ser usada para modelar a embalagem de novos produtos e tudo mais.
Na construção civil, a tecnologia faz um papel muito importante na arquitetura, com o 3D, podemos mudar completamente a forma de apresentar um projeto arquitetônico, fica muito mais fácil para um cliente comprar a ideia de um projeto se ele conseguir visualizá-lo de forma clara e palpável.
Mas afinal de contas, o que é o 3D design? Podemos dizer que o 3D design é o trabalho responsável por criar e modelar diversos tipos de artes diferentes, utilizando a tecnologia 3D, o modelo da criação vai depender de qual área estará sendo trabalhada, como podemos ver existem muitos mercados diferentes usando a tecnologia e cada uma tem procedimentos diferentes para criar seus projetos.
O 3D design é uma das áreas do mundo digital mais importantes atualmente, quando pensamos no impacto que ela pode gerar nos projetos de diferentes tipos de empresas, a tendência é que sua relevância aumente conforme a tecnologia ganhe mais força e seja ainda mais utilizada. Podemos dizer então que o 3D design será provavelmente mais forte futuramente do que é hoje.
As representações e simulações 3D são capazes de se comportar de diferentes maneiras, tudo depende da forma como foi programada, existem hoje em dia diversas ferramentas que ajudam nessa tarefa, tornando esses projetos mais fáceis de serem realizados.
Os primeiros trabalhos 3D surgiram a muito tempo nos Estados Unidos, mas só foi ganhar força e começar a ser muito usado nos anos 80, com o passar dos anos a tecnologia 3D deixou de ser algo caro que poderia ser usado apenas por grandes indústrias como o cinema e se tornou algo acessível para as pessoas comuns poderem usar.
Com o passar dos anos, conforme a tecnologia foi ganhando força, diversas ferramentas e recursos foram surgindo e isso possibilitou diversas pessoas usarem o 3D, dessa forma diversas indústrias começaram a usar também, a partir desse momento começamos a ver o 3D design na publicidade, construção civil, engenharia e outras áreas que puderam tirar proveito disso.
Muitas pessoas que começam a trabalhar nessa área por querer seguir sua paixão, o impacto cultural causado por jogos e filmes que utilizavam essa tecnologia, despertou o interesse de muitas pessoas que quiseram começar na área e se tornar um designer 3D.
A tendência é que o mercado ganhe ainda mais força futuramente, caso queira saber como se tornar um designer 3D, preparamos um artigo onde falamos melhor a respeito, se tiver interesse, clique aqui!
Um fator interessante a respeito do 3D design é que a grande maioria dos profissionais da área são pessoas que decidiram seguir suas paixões como profissão, como citei anteriormente, muitas pessoas tiveram suas primeiras experiências com a tecnologia quando ainda eram crianças, isso despertou o interesse em muita gente.
O 3D design, por mais que possa ser capaz de criar uma infinidade de objetos e coisas diferentes, ele não é uma tecnologia fácil de ser utilizada, por mais que existam diversas ferramentas e softwares que ajudem na tarefa, ela ainda se mantém complexa.
Um projeto 3D envolve diversas etapas e processos complexos, demorados e pesados de serem realizados, o funcionamento do 3D design acontece quando juntamos diversos fatores ao trabalho que está sendo realizado, uma das etapas mais importantes envolvidas é a renderização.
A renderização é provavelmente a parte mais importante do projeto, pois ela é a etapa responsável por trazer o realismo para o trabalho, tornando ele mais palpável e fácil de visualizar, se tirássemos a renderização do projeto, teríamos um projeto com pouca identificação o que não traria bons resultados, então por isso é tão importante.
O principal problema envolvido no processo de renderização, é que é uma etapa complexa e pesada, exige que as pessoas responsáveis tenham conhecimento e experiência a respeito para que possam realizar tudo sem muitos problemas.
Atualmente existem diversas ferramentas especializadas em renderizar projetos, então isso pode ajudar bastante, porém para conseguir obter uma renderização bem feita e conseguir realizar o projeto sem complicações, é necessário ter um bom computador, com uma boa memória, um processador potente e uma robusta placa de vídeo, com isso poderá realizar o trabalho sem muitos problemas.
Como podemos ver, existem diversas ferramentas, tanto para o trabalho da modelagem 3D, quanto para a renderização, é importante dizer que existirão ferramentas melhores para cada área específica que o profissional decidir trabalhar, com o avanço da tecnologia e com a sua popularização, surgiram diversos softwares que atendem mercados específicos, como o da arquitetura por exemplo.
Um ponto interessante a se citar a respeito desse tema, é que por mais que os projetos 3D dessas diferentes áreas sigam uma metodologia diferente para serem realizados, eles possuem a mesma base.
Quando uma pessoa está estudando para entrar no mercado de 3D design, ela deve obviamente escolher em qual mercado deseja trabalhar, para que possa focar inteiramente nele, mas antes de tudo, independente de qual área a pessoa possa escolher, é muito importante que ela tenha uma base para poder entender melhor todos os processos envolvidos.
Sem sombra de dúvidas, por mais complicada a tecnologia 3D possa parecer, ela traz diversas vantagens que podem trazer ótimos resultados, por isso sua popularidade só cresceu e a tendência é que ganhe ainda mais força futuramente, isso trata novos mercados e assim surgirão novas ferramentas que podem ajudar ainda mais nesse trabalho.
Para quem deseja começar no 3D design, esse é um ótimo momento pois a demanda está em crescimento e com o avanço da tecnologia, a tendência é que cresça ainda mais, sem falar das oportunidades que podem surgir.
Uma alternativa legal para quem deseja adicionar essa tecnologia em seus projetos arquitetônicos e buscar melhores resultados, é terceirizar essa tarefa para empresas especializadas, desta maneira você estará se poupando de todos os lados negativos que foram citados e aproveitando os positivos.
Caso tenha interesse em terceirizar essa tarefa, na Render Pixel nós oferecemos o serviço de visualização arquitetônica, já trabalhamos com grandes construtoras do Brasil e da América do Norte, se tiver interesse, entre em contato conosco para que possamos fazer seu orçamento, será um prazer ajudar em seu projeto.