Um dos maiores desafios que um arquiteto pode enfrentar ao apresentar um projeto arquitetônico para um cliente, é conseguir passar toda a ideia do que está sendo apresentado de forma clara, então nesses momentos, a tecnologia 3D entra em ação para auxiliar esse profissional.
Ela não irá apenas ajudar nessa parte mas em outras também, para conseguir explicar de maneira clara o quão bom o 3D pode ser, irei falar mais a respeito da sua importância nos dias atuais.
Hoje em dia, estamos acostumados a ver em diversos momentos diferentes o uso da tecnologia 3D em ação, isso acontece porque diversos mercados diferentes viram que podem tirar bons resultados dela, diversas indústrias como, construção civil, cinema, entretenimento e publicidade usam o 3D de uma excelente maneira.
Muitas pessoas, principalmente as mais novas, tiveram suas primeiras experiências com o 3D através de jogos, podemos utilizar também para criar mascotes para comerciais e propagandas, personagens e cenários para jogos de videogame, efeitos especiais para filmes e animações, entre outras diversas possibilidades.
Como podemos ver, a grande proposta da tecnologia 3D é a sua capacidade de criação, podemos modelar quase tudo através de softwares e outras ferramentas, isso é uma grande vantagem para um arquiteto pois permite que ele possa usar toda a sua criatividade para realizar novos trabalhos, facilitando a criação de um projeto inovador.
É bom estar preparado quando for começar a usar o 3D pois esse processo pode ser muito complexo dependendo do que você deseja fazer, quando estamos realizando um projeto 3D, nós temos que passar por várias etapas e procedimentos diferentes, alguns deles podem ser extremamente demorados e complicados de realizar, o principal deles é a renderização.
A renderização é a etapa do processo responsável por deixar o projeto realista, ela é provavelmente a parte mais importante envolvida pois é a responsável por dar vida ao projeto, sem ela teríamos apenas uma modelagem abstrata e pouco chamativa.
Ela ela está envolvida em um processo longo e pesado, para poder realizar uma renderização de maneira mais eficaz é necessário ter uma boa máquina, caso você queira saber mais a fundo sobre quanto tempo você precisa gastar para renderizar seu projeto, temos um artigo que pode te ajudar, se tiver interesse, clique aqui!
Temos hoje disponível no mercado diversas ferramentas que podem te ajudar tanto na modelagem 3D quanto na renderização, afinal estamos falando de dois mercados enormes! Caso você ainda não entenda a respeito do mercado da renderização, temos um artigo que pode te ajudar, se quiser saber mais sobre, clique aqui!
Por mais que o processo de realização de um projeto 3D seja um pouco complicado, suas vantagens fazem com que compense todo o trabalho, é importante então levar em consideração quais são os benefícios que a tecnologia irá te trazer.
A seguir falarei sobre as vantagens que o 3D pode trazer para a arquitetura e sobre como os profissionais da área podem usar essa tecnologia para aumentar suas performances.
No começo do texto eu falei que a tecnologia 3D entra em ação quando o arquiteto precisa apresentar um projeto para um cliente de uma forma que ele consiga entender o que está vendo, mas por que o 3D ajuda nessas horas?
Ele ajuda pois melhora toda a visualização do projeto, o cliente consegue dessa maneira compreender de forma mais assertiva sobre o que está sendo passado para ele, isso faz que ele tenha uma ideia melhor sobre como tudo ficará quando concluído. Melhora também o entendimento dos espaços, isso ajuda a ter uma dimensão maior sobre o tamanho das coisas envolvidas no projeto.
Se o cliente conseguiu entender bem o que está sendo passado para ele, significa que ele pode comprar a ideia mais facilmente, na maioria das vezes, quando falamos sobre um projeto arquitetônico, tem bastante dinheiro envolvido então é necessário que o cliente tenha confiança no projeto e saiba exatamente, detalhe por detalhe, sobre como tudo irá ficar.
Essa é uma grande vantagem que a tecnologia 3D pode apresentar, fica muito mais fácil vender um empreendimento para um cliente ou um investidor, se ambos gostarem do seu projeto e conseguirem visualizar bem o que irão receber.
Um benefício que o arquiteto pode tirar do 3D também é a sua liberdade para criar sem medo de não conseguir passar suas ideias para o cliente ou investidor, o 3D permite transmitir todos os conceitos e ideias do projeto de arquitetura de maneira eficaz e palpável, isso pode ajudar muito a criar trabalhos inovadores e que impressionam.
Um projeto 3D bem realizado é capaz de passar bastante autoridade, pelo fato de demonstrar o profissionalismo e cuidado aos detalhes envolvidos no projeto, dessa forma fica mais fácil conquistar novos clientes.
Se fizermos um bom trabalho, podemos também nos destacar da concorrência, nesse momento a renderização pode ajudar bastante pois é capaz de atrair mais pessoas, vale lembrar que quanto melhor e mais realista for seu trabalho, mais irá se destacar no mercado.
Uma das grandes vantagens de usar a tecnologia 3D na arquitetura é usar o apelo visual de seus projetos em redes sociais ou site, se seu trabalho for de boa qualidade, irá atrair um público interessado que gosta dessa área, dessa forma podemos reter clientes através desses meios.
Além desses detalhes, fica muito mais fácil para você expressar o posicionamento da sua empresa no mercado de arquitetura e como vocês trabalham, você também pode expressar sua visão da arquitetura como profissional da área através dessa tecnologia.
Podemos ver que a maioria das vantagens estão ligadas a vendas e divulgações, sem dúvidas podemos usar o 3D para impulsionar as vendas de apartamentos, por exemplo, tendo resultados satisfatórios.
Está tudo ligado ao nível de satisfação do cliente, se ele vai ou não conseguir visualizar e entender o que está sendo passado para ele de uma forma que ele possa se sentir confiante e satisfeito. Isso pode alavancar muito o número de vendas de um lançamento, transformando o empreendimento em um sucesso, então mesmo que seja trabalhoso, podemos ver que vale muito a pena.
O que podemos esperar é que a tecnologia 3D evolua e se expanda com o passar do tempo, pois mesmo que hoje em dia diferentes tipos de mercado a utilizam, é questão de tempo até que outras áreas possam ver os benefícios que ela pode trazer ao negócio, então a tendência é que continue crescendo.
Novas atualizações e softwares surgiram e nós poderemos usar em nossos projetos de arquitetura de forma inovadora e com qualidade, então acredito que a lista de vantagens e benefícios irá aumentar com o passar do tempo.
É necessário ter uma certa estrutura para poder fazer um projeto 3D de alto nível, mas isso não impede de quem está começando fazer bons trabalhos e ter certos resultados, quanto mais a tecnologia se popularizar, mais acessível ficará para as pessoas usarem.
Então, caso ainda não utilize a tecnologia 3D em seus projetos, é válido começar a usar para que possa aumentar seus resultados e o nível de satisfação do seu cliente, mesmo que seja complicado no início, você pode tirar bons frutos disso então é interessante levar em consideração.