Lançamento imobiliários são empreendimentos que na grande maioria das vezes envolvem muito dinheiro, tanto dos investidores envolvidos, quanto dos consumidores finais, por isso nesse modelo de negócio é necessário tomar certos cuidados nas negociações e apresentações, para que tudo fique claro desde o início.
Quando falamos desses lançamentos, estamos lidando também com o sonho do cliente, o sonho de ter uma casa própria e um lugar legal para morar, então é muito importante mostrar para ele de forma clara que ele pode ter o que deseja se entrar nesse empreendimento.
Uma das maiores dificuldades dos profissionais envolvidos em um lançamento imobiliário é conseguir toda a ideia para o cliente de forma clara e de fácil visualização, isso acontece pois pode ser realmente complicado explicar e mostrar algo que ainda não foi construído.
Lembrando que normalmente o cliente precisa investir uma boa quantidade de dinheiro para poder entrar nesse lançamento, então é necessário que ele confie no projeto e nos profissionais envolvidos.
Mas como podemos deixá-lo confiante a respeito de um projeto que nem sequer começou a ser construido? Nesses momentos a tecnologia 3D pode ajudar a trazer resultados incríveis e resolver esse problema sem muitas dificuldades.
Mas como o 3D funciona e por que ele pode ajudar? Todos nós temos contato com essa tecnologia em nossos cotidianos e não percebemos na maioria das vezes, diversos mercados além da construção civil utilizam a tecnologia 3D, podemos ver sendo usada na indústria do cinema, entretenimento e publicidade.
Ela é usada em tantas áreas diferentes pois sua capacidade de criação é enorme, podemos modelar e criar quase tudo a partir de softwares 3D, com essa tecnologia podemos criar um personagem de videogame, mascotes para comerciais e propagandas, cenários e efeitos especiais para filmes e animações 3D.
Dessa maneira a tecnologia pode ajudar as empresas a criar o que desejam para usar em seus negócios, para o mercado da construção civil não é diferente. Lembra que eu falei que uma das maiores dificuldades envolvidas na apresentação de um lançamento imobiliário, é conseguir passar toda a ideia para o cliente?
A tecnologia 3D ajuda exatamente permitindo que os arquitetos possam criar representações realistas do projeto para poder apresentar para o cliente. É importante citar que para utilizar o 3D é necessário ter um bom grau de conhecimento sobre como funciona, pois é um processo longo e complicado de ser realizado, então é preciso saber o que está fazendo.
Quando falamos sobre fazer um projeto 3D, temos que prestar atenção em vários processos que estão envolvidos durante a realização do trabalho, principalmente o processo de renderização.
A renderização é a etapa responsável por deixar o projeto e as representações 3D realistas, são diversos processos envolvidos nessa etapa e ela é provavelmente a parte mais complexa e demorada de todo o trabalho, pois para renderizar corretamente é necessário investir um longo período de tempo e esforço.
O tempo de demora da renderização vai depender do quão bom é o seu computador ou do fato dos seus arquivos estarem otimizados, são diversos detalhes que podem influenciar, se você tiver interesse em saber quanto tempo é necessário para renderizar um projeto, temos um artigo que pode te ajudar a entender melhor, se quiser saber mais, clique aqui!
Existem diversos softwares disponíveis hoje no mercado para quem quer fazer uma modelagem 3D e renderizar um projeto, esses mercados estão ganhando mais forças com o passar do tempo então a tendência é que surjam ainda mais ferramentas, caso queira saber sobre o mercado da renderização, temos um artigo que pode te ajudar a entender melhor sobre como ele funciona, se tiver interesse, clique aqui!
Mesmo que seja difícil mexer com a tecnologia 3D, é muito válido utilizá-la, podemos ver que a principal vantagem apresentada é que fica muito mais fácil para o cliente comprar a ideia do projeto se ele tiver uma boa noção sobre como ele é, existem diversos benefícios que isso pode trazer.
Uma representação 3D bem feita pode deixar as coisas bem mais fácil para o cliente pois melhora o entendimento dos espaços do ambiente e facilita a visualização do projeto, dessa forma o cliente pode comprar a ideia muito mais fácil pois vai saber onde vai estar colocando o dinheiro.
Quando falamos de um empreendimento de um lançamento imobiliário, uma das tarefas principais é vendê-lo para clientes e investidores antes mesmo de começar a construir, então o 3D pode ser uma carta na manga muito boa para convencê-los a entrar no negócio.
Quando pensamos em um arquiteto, sabemos que ele tem uma capacidade imaginativa muito boa quando falamos sobre espaços e ambientes, não podemos esperar que uma pessoa que não tem estudo na mesma área possa ter essa mesma capacidade imaginativa, então o 3D ajuda a transmitir todas as ideias e conceitos do projeto de forma mais eficaz e palpável, dessa forma tanto o cliente, quanto o arquiteto podem ter o que desejam.
A tecnologia 3D ajuda uma construtora de diversas maneiras, uma delas é trazendo autoridade, afinal um projeto bem realizado chama bastante atenção, dessa forma fica mais fácil reter clientes.
Além de gerar autoridade, um trabalho bem feito pode te destacar da concorrência, quanto mais realista e bonito for o projeto, melhor será.
Uma das melhores maneiras de gerar essa autoridade além de ajudar a se destacar da concorrência, é estando presente em redes sociais e sites, pois dessa forma podemos usar diversos trabalhos já realizados para atrair mais clientes, um projeto bem renderizado pode atrair a atenção de pessoas interessadas em redes sociais, assim fica mais fácil converter clientes.
Pelo fato da tecnologia 3D permitir que possamos criar os mais diversos tipos de projetos, ela também ajuda a empresa a expressar qual é o seu posicionamento no mercado através dos seus trabalhos, o que é muito importante quando pensamos a respeito de criar uma marca.
O 3D também vai ajudar o arquiteto a expressar qual é a sua visão a respeito da arquitetura, pois poderá criar tudo o que quiser e mostrar qual é a forma como ele trabalha.
De qualquer maneira, podemos concluir que a principal vantagem envolvida com a tecnologia 3D são as vendas, ela é capaz de impulsionar as vendas de qualquer modelo de lançamento imobiliário, se for bem realizada é capaz de aumentar o número de vendas drasticamente.
As vantagens são muitas, para quem usa a criatividade para trabalhar, o 3D é capaz de trazer muitos resultados, pois ele dá total liberdade a esse profissional para criar o que quiser, por isso costumamos ver essa tecnologia sendo usada em tantas áreas diferentes.
A tendência é que a demanda pelo 3D venha aumentar com o passar do tempo, poderemos ver outros mercados a utilizando para realizar seus projetos e criar coisas novas, isso é bom pois dessa maneira novas ferramentas e tecnologias relacionadas irão surgir, aumentando nossa lista de opções e até mesmo de possibilidades.
A conclusão é que mesmo que seja difícil utilizar a tecnologia, para quem está realizando um lançamento imobiliário, pode ser uma ótima estratégia para inserir em sua apresentação, os retornos para um trabalho bem feito são realmente muito bons.
Uma boa alternativa para quem não quer realizar esse trabalho, é terceirizar o serviço. Caso esteja interessado em contratar um serviço que pode realizar essas etapas para ti, nós da Render Pixel oferecemos o serviço de visualização arquitetônica, no nível de qualidade necessária para que possa realizar uma apresentação excelente, se tiver interesse, entre em contato conosco e será um prazer ajudá-lo em seu projeto.