A cada dia que passa mais pessoas estão vindo para o mundo digital, criando contas em redes sociais, consumindo conteúdo ou realizando compras em lojas virtuais, bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro estão online e isso é uma grande oportunidade para as empresas.
Com o advento da tecnologia, as empresas hoje em dia não precisam apenas ficar indo atrás do cliente, o marketing digital bem feito é capaz de trazer seus clientes até você através de uma estratégia bem feita, isso se aplica a grande maioria dos modelos de negócios, incluindo o design de interiores.
Implementar uma boa estratégia de marketing para design de interiores pode alavancar muito o seu negócio e trazer diversas vantagens, podendo mudar a forma como a sua empresa é vista e atraindo mais clientes.
Uma das grandes vantagens de criar uma presença digital é que você estará aproximando seu negócio do cliente e construindo uma audiência que se interessa pelo o que você fala, isso valoriza a sua marca e cria uma boa vantagem competitiva sobre a concorrência.
É possível também segmentar seu público, utilizando a estratégia correta para cada pessoa, podendo criar campanhas mais práticas, acessíveis e eficientes, dessa forma cada pessoa será tratada de acordo com seu nível de interesse pelo seu produto, isso fará com que venda mais além de economizar tempo.
O marketing digital traz diversos benefícios ao mercado de arquitetura, pela forma que o cliente pode ter acesso aos seus projetos, isso se aplica tanto para o design de interiores quanto para a renderização também, caso queira saber mais sobre o mercado de renderização, clique aqui!
A seguir, irei citar as principais dicas de marketing que você pode aplicar para design de interiores e como elas podem te ajudar.
Escolha uma rede social
Existe uma infinidade de redes sociais disponíveis hoje em dia, cada uma com uma característica diferente, redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, Tik Tok e Linkedln são famosas por terem centenas de milhões de pessoas as utilizando então é interessante possuir uma presença forte nelas.
Mas é importante escolher apenas uma para focar, isso porque a maioria das redes sociais possuem dinâmica, público e algoritmo diferentes, então é necessário gastar muito tempo para entendê-las e criar um perfil que seja relevante dentro delas, por isso o mais recomendado é focar em apenas uma, desse modo poderá dar total atenção a ela, é interessante analisar em qual rede social está seu público alvo e qual possui uma dinâmica que seja mais vantajosa para ti.
Assim você poderá criar o perfil da sua empresa de design de interiores, construindo e gerindo uma relação com seu público, postando conteúdo que seja relevante e de valor para eles.
Então pesquise qual rede social te trará mais benefícios e foque totalmente nela, estudando a forma como seu algoritmo funciona e criando conteúdos que possam viralizar, atrair mais seguidores e posteriormente mais clientes para o seu perfil, uma presença forte em uma rede social pode mudar totalmente a forma como o seu negócio é visto.
Tenha um site
Ter um perfil bombado em uma rede social é muito bom mas não é o suficiente, outra estratégia de marketing para design de interiores que pode ajudar muito é a criação de um site.
Mais da metade da população Brasileira está online, essas pessoas não estão apenas nas redes sociais, mas também fazendo buscas no Google, e é provável que muitas terão o primeiro contato contigo através do seu site.
Dessa forma é necessário possuir um bom site, que seja responsivo e rápido para que o cliente não se incomode com demoras desnecessárias, ter técnicas de otimização para que seu site esteja sempre no topo das buscas e seu público possa encontrá-lo facilmente, por último é importante que tenha um ótimo conteúdo recheado de informações e que gere valor a quem está lendo, isso é um dos detalhes mais importante para que seu site dê certo, não adianta ele ser bonito, responsivo e aparecer sempre no topo, mas não ter um conteúdo que seja relevante.
Então é necessário criar um bom conteúdo sobre design de interiores para ter um bom site, é importante dizer que criar um site de alta qualidade é difícil e demorado pois existem diversos detalhes técnicos que precisam ser feitos, dessa forma é interessante contratar uma empresa para auxiliá-lo na criação.
Tenha uma estratégia para conteúdo
Para poder construir uma boa rede de relacionamento com o seu cliente é necessário entregá-los um conteúdo que seja de valor e relevante para eles, para que assim eles possam ver seu negócio com mais afinidade.
Entendê-los bem e trabalhar em cima de seus desejos, objetivos, desafios e dores é uma estratégia que fará com que seu público veja valor no que você fala, criando identificação.
Por isso é bom elaborar uma estratégia de conteúdo que seja interessante para o seu público, você tem que conhecê-los bem para que possa entender o que vai ser melhor para eles e assim poder criar seu roteiro.
O marketing de conteúdo é muito poderoso e pode ajudar sua empresa de várias formas, então utilizá-la para criar conteúdos sobre design de interiores irá te aproximar do seu público alvo e permitir entendê-los melhor, utilize canais de comunicação para conversar com eles e tire suas dúvidas, dessa forma poderá analisar melhor a forma como se comportam.
Crie então uma estratégia levando isso tudo em conta e a adapte para a rede social que utiliza, use ela para criar relação com seu público e também clientes. Isso te trará uma vantagem competitiva enorme pois as pessoas verão sua empresa como uma parceira, ajudando elas a resolverem seus problemas.
Possua um portfólio
Ao fazer marketing para design de interiores, é importante usar o apelo visual para conquistar o coração do seu público e clientes, mostrando seus trabalhos e projetos anteriores.
Postar nas redes sociais e em seu site o seu portfólio online fará com que as pessoas vejam seus projetos, dessa forma elas poderão se identificar com o que veem, fazendo com que tenha mais clientes.
Postar seu trabalho online gera autoridade e o seu público passa a ter mais confiança em seu negócio pois já possuem um breve conhecimento sobre como você trabalha, dessa forma poderá ter mais clientes interessados em design de interiores.
Então junte todos os trabalhos e projetos que considera interessante e assim chamará a atenção daqueles que estão interessados em saber mais sobre você, um projeto bem realizado pode ser capaz de ganhar o coração de muitos clientes e gerar confiança em você, então deixá-los disponíveis em seu site e redes sociais só irá trazer mais benefícios para ti.
Faça promoções exclusivas
Faça que as pessoas que te seguem se sintam especiais e exclusivas, você pode fazer isso através de promoções exclusivas apenas para quem te segue ou alguma outra coisa relacionada.
Isso é uma ótima maneira de atrair novos clientes para design de interiores, é possível criar vários canais de comunicação e estratégias diferentes para que seu público possa se engajar mais contigo e posteriormente aproveitar as promoções.
Você já possui um bom relacionamento com seu público e clientes, criado através de conteúdos relevantes e informações valiosas, inserir promoções exclusivas nessa equação fará eles se sentirem especiais, o que irá melhorar ainda mais sua relação.
Por isso crie uma estratégia interessante e ofereça promoções, isso mudará a forma como o seu público vê o seu negócio.
Então resumidamente, escolha apenas uma rede social para poder focar e estude a fundo sobre ela, crie um site responsivo e informativo que gere valor ao seu público e clientes, após isso, faça uma estratégia de criação de conteúdo para design de interiores para poder postar em seu site e rede social, lembrando que esse conteúdo tem que ajudar as pessoas que o leem, adicione seu portfólio em seu site e rede social, isso fará seu público e clientes entenderem seu trabalho, gerando autoridade e confiabilidade, e para finalizar crie promoções exclusivas para seu seguidores, fazendo eles se sentirem especiais.
Se seguir a fundo essas dicas para melhorar seu marketing de design de interiores, conseguirá resultados satisfatórios e poderá adquirir diversos novos clientes através do seu site e redes sociais.