Iniciar os estudos ou uma carreira é sempre um passo desafiador por diversos motivos. Muitas vezes nos encontramos em uma encruzilhada que levará a caminhos distintos e começam a aparecer as preocupações e dúvidas que podem desanimar sua trajetória. Por essa razão que você precisa ler esse artigo caso queira seguir nessa área e realizar bons modelos 3D.
Nesse artigo você vai encontrar 6 dicas que você precisa se atentar na hora da criação, continue a leitura.
1. Não se apegue a um único Software
É comum começar a fazer seus modelos 3D com softwares gratuitos, até mesmo para ter certeza que gosta e que essa é a profissão que deseja seguir, porém, à medida que o tempo for passando é essencial que você aprenda a fazer a mesma prototipagem em programas distintos.
Pense bem, você usa apenas um programa para realizar suas modelagens e uma grande empresa entra em contato com uma vaga de emprego dos sonhos, mas você é acostumado a usar o programa X e a empresa disponibiliza pra você o programa Y, é muito possível que você perca a vaga apenas porque não dedicou um tempo para aprender a usar outros softwares. Você precisa se adaptar às circunstâncias do momento.
2. Cuidado com a topologia
Caso você não saiba, topologia nada mais é que a qualidade em que descrevemos uma estrutura geométrica, foca em como uma geometria é feita para determinar uma forma. Nesse caso, quando uma geometria é bem feita, irá facilitar em processos futuros. No início pode ser até mais trabalhoso, mas com o passar do tempo vai se tornar mais fácil e acabar poupando tempo depois.
3. Preste atenção nas texturas
Existe um ditado popular que diz “tudo demais é veneno” explica em poucas palavras que quando colocamos um mix de texturas em uma única modelagem não fica legal. Você ia gostar se um arquiteto colocasse em um projeto da sua sala quatro texturas diferentes nas paredes? Não ia ficar legal, ia ficar demais. Por isso, não pese a mão, use as texturas com moderação.
Além disso, muitas texturas pesam seu modelo 3D e isso pode comprometer a renderização final.
4. Renderize seus modelos
Seu trabalho pode estar perfeito, peças bonitas, blocos de qualidades, mas não vai ser suficiente caso a qualidade da imagem não seja boa. Vai aparecer ruídos em algumas peças como se fosse uma sujeirinha, isso vai matar seu trabalho. Então, sempre lembre de separar um tempo para renderizar em qualidade alta.
5. Enquadramento
Esse erro é bem comum de acontecer e ao mesmo tempo é o mais bobo. Quando o enquadramento está errado, você perde a oportunidade de mostrar com eficácia todo trabalho que teve. Caso enquadre pegando muito o forro do teto, a parte mais importante do seu trabalho (a decoração) se perde e fica mais ofuscada impossibilitando o cliente ter uma visão detalhada da peça final focando no que não tem muita importância. Dica de ouro.
6. Pratique para ter bons modelos 3D
Por fim, o mais importante, pratique. A prática leva a perfeição e criar um hábito de estudo irá ajudar na evolução da sua técnica e assim, não cometerá esses erros nunca mais.
Gostou do conteúdo? Para ver mais sobre o assunto, confira o blog e fique por dentro de todas as novidades!
1 comentário
Resposta: Cuidados na hora de fazer 3D – Render Pixel