Com os avanços tecnológicos atuais, o mercado arquitetônico expandiu e aperfeiçoou o processo de prototipagem tornando esse desenvolvimento mais ágil, versátil e personalizado. Essa operação vem ganhando espaço não só pelas vantagens na hora da produção, mas também pela vantagem financeira que acompanha. Pois tem um custo mais baixo comparando com a prototipagem física.
O mercado da modelagem 3D cresceu tanto nos últimos anos que em 2016 movimentou mais de 3 bilhões de dólares. Além disso, à medida que os anos passam, esse mercado expande necessitando de profissionais habilitados que entendam sobre a ferramenta. Sendo assim, quem deseja atuar na área e construir modelos tridimensionais (modelos 3D), precisa ter não só os conhecimentos mínimos sobre arquitetura como também domínio dos softwares utilizados, pois é na telinha que a mágica acontece e é preciso ter em mente a importância de otimizar esses modelos.
O surgimento da modelagem 3D
As primeiras animações surgiram nos anos 60 quando dois professores da universidade de Utah se interessaram em desenvolver alguns gráficos no computador. Naquela época, não imaginavam que uma brincadeira se tornaria o marco para a criação de modelos 3D. Além disso, com o passar do tempo, as mais diversas áreas aderiram a essa prática, o que resultou na otimização e aperfeiçoamento de trabalhos manuais que levariam o dobro de tempo para se concretizar.
O que é modelagem 3D?
É basicamente a criação de modelos sólidos feitos a partir de uma representação matemática de um objeto ou superfície. Caracteriza-se em um processo de criação em 3 dimensões com o auxílio de softwares específicos, como por exemplo:
- SolidWorks
- Catia
- Solid Edge
- KeyCreator
- TinkerCAD;
- Sketchup;
- Blender;
- SolidWorks;
- AutoCAD;
- Maya.
Cada um desses softwares tem suas qualidades e defeitos na hora da criação. Então, cabe a você identificar qual é o mais eficiente na hora da modelagem e com qual vai se adaptar melhor.
Qual a importância de otimizar seus modelos 3D?
Nessa parte vamos entender que, essa técnica tem suas vantagens no desenvolvimento e na otimização do projeto. Por ser um protótipo virtual, tem a possibilidade de realizar uma análise mais precisa. Tornando-se então, mais simples a verificação dos detalhes. Como estamos vivendo em tempos de grande competitividade, não só entre os arquitetos, mas também nas demais ocupações, a necessidade de atender os clientes com mais rapidez e qualidade com o menor custo possível se tornou um quesito essencial nos negócios. A modelagem 3D torna esse processo com as características acima viáveis.
Outro ponto a ser abordado sobre o assunto é que algumas pessoas têm dificuldade em imaginar um projeto arquitetônico apresentado pelos profissionais da área caso não tenha um modelo base para visualização, é complicado para as pessoas entenderem como essas modificações entram nos seus imóveis. Então, sabendo disso, o recurso ajuda os profissionais a mostrarem a seus clientes, uma prévia do projeto final em ambientes externos e internos. Podendo mostrar as possíveis mudanças estruturais facilitando também, na mudança de detalhes, caso o cliente deseje.
Agora que você já está ciente que a Render Pixel acompanha os avanços da arquitetura moderna e além disso, que já aderiu a essa evolução, entre em contato e faça já o seu orçamento.