Os materiais realistas atualmente são indispensáveis para os projetistas e arquitetos. Afinal, são esses materiais que integram os mais diversos cenários e garantem realismo a eles.
Além de realistas, esses materiais também são conhecidos como materiais PBR. A sigla em inglês em português significa Renderização Baseada na Física.
Pois esses materiais são feitos a partir da análise de angulações de visualização e características físicas. Por isso, os resultados desses materiais são tão fidedignos à realidade.
Mas então por onde criar um material realista? Como fazer materiais realistas em qualquer renderizador?
Para saber mais sobre esses aspectos, não deixe de conferir este artigo sobre materiais realistas.
Boa leitura!
Qual a composição de um material como este?
Antes de saber como fazer materiais realistas em qualquer renderizador disponível, é indispensável saber do que eles realmente se tratam.
Na introdução deste artigo você descobriu o significado da sigla em inglês, assim como as vantagens de utilizar materiais realistas em projetos arquitetônicos.
No entanto, ainda é preciso saber a composição dos materiais realistas para que você tenha ainda mais propriedade sobre eles na hora de administrá-los.
Portanto, de antemão as características de um material realista ou PBR são:
- Cores: cada material realista detém ao menos uma cor. Assim, é importante escolher a cor do material realista pensando no reflexo que ela criará sobre a imagem como um todo;
- Refletividade: além das cores, cada material realista reflete uma determinada quantidade de luz. Esse aspecto, assim como a cor do material, incide diretamente sobre a imagem. Afinal, a iluminação também é um aspecto do realismo e é necessário ter cuidado com o foco e exposição dela.;
- Relevo: o relevo está muito atrelado à textura do material PBR. Por isso, é preciso pensar em fatores como furos, porosidades e entre outros;
- Microssuperfície: essa característica dos materiais realistas também está atrelado à textura. Só que nesse caso sobre o impacto de irregularidades como fios, cílios e outros detalhes que impactam sobre o reflexo da luz.
Como criar um material realista em qualquer renderizador?
Além disso, é importante conhecer os fluxos de trabalho ou workflows, isto é, os métodos em que é possível criar os materiais. No workflow é possível utilizar um mapa de textura ou mesmo combinar mais de um.
Ao final, esses mapas é que darão o efeito realista do material.
Existem mais de um workflow e são eles Specular, Metallic e workflows estilizados. E cada um deles guarda sua particularidade que varia desde a flexibilidade até a fidelidade à física.
Além disso, cada um deles utiliza diferentes mapas de textura.
Assim, o workflow Specular usa os mapas Diffuse, Specular e Glossiness. Enquanto o Metallic usufrui do Basecollor, Metallic e também do Roughness, por exemplo.
Além desses, há mapas que ambos os workflows operam em comum: Ambient Occlusion, Normal Map, Bump Map e outros.
Mas o que isso tem a ver com o material realista?
Simples: para criar um material realista em qualquer renderizador é necessário utilizar os mapas de que esse material é composto.
Portanto, em alguns renderizadores, como no Lumion, por exemplo, não é possível utilizar todos os mapas.
Entretanto, em sua versão mais recente (Lumion 11), é possível utilizar mapas de displacement, mapas normais e Albedo / Color / Diffuse.
E em casos como esse é fundamental utilizar a maior quantidade de mapas possível. Pois, dessa maneira, há uma maior simulação dos reflexos, relevos e micro-irregularidade nas superfícies.
Isso, portanto, faz com que ao final do render, o resultado seja o mais próximo da realidade possível!
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