A planta baixa 3D possui uma grande importância na apresentação de um empreendimento imobiliário e sem sombras de dúvidas precisa ser valorizada, visto a diferença que ela pode fazer na entrega de um projeto para o cliente, se bem feita e apresentada corretamente, ela pode ser um fator decisivo na compra de um apartamento e afins, por esse motivo é interessante saber como fazer uma boa planta baixa 3D.
Para um cliente que está interessado em comprar um empreendimento em um lançamento imobiliários, muitos detalhes podem fazer a diferença, imagens bem renderizadas, uma boa fachada e uma planta baixa 3D são de extrema importância. Aliás, se tiver interessado em melhorar a realidade em seu render e poder entregar algo legal para seu cliente, temos um artigo que pode te ajudar, se tiver interessado, clique aqui!
Entregue um pacote completo com a fachada, planta baixa 3D e um conjunto de imagens de interior bem renderizadas, assim o cliente poderá ter uma boa noção sobre o que se trata.
É recomendado ter muito cuidado em relação a fachada e a planta baixa 3D na hora de apresentar para o cliente, pois ele repara muito mais do que pensamos nesses detalhes, se tiver algo que não o agrade, isso poderá ser um fator decisivo para que ele não compre, isso não pode acontecer então é necessário ter o máximo de cuidado possível.
É importante na realização do seu projeto para a criação da planta baixa 3D, você usar objetos que possuem escalas reais na planta, mesmo que às vezes o cliente peça para alterar, isso previne problemas em relação a escala no futuro, falarei sobre isso mais a frente no texto.
É muito importante para todo arquiteto e também artistas 3D possuírem plantas baixas 3D em seu portfólio, ela é muito valorizada e é de enorme valor para quem está procurando como comprar um imovel.
A planta baixa 3D é de extrema importância na hora de apresentar um empreendimento para o cliente de um lançamento imobiliário, sem ela o cliente não terá uma visão mais ampla sobre como é a distribuição de espaços e sobre o tamanho real do projeto.
Para fazer uma planta baixa 3D é necessário prestar atenção a diversos detalhes pois envolve diversas coisas, para que a planta seja boa, é preciso que ela seja realista e que o cliente possa observar ela como se estivesse observando um apartamento por cima, esse nível de realismo só é alcançado se seguir certos procedimentos importantes.
Escolha um software 3D bom para realizar o seu projeto e veja quais são os recursos e funções que ele pode te oferecer, assim você terá mais ideias sobre quais ferramentas utilizar e sobre como começar a sua planta do zero.
É necessário você ter muito bem definido em mente o que você deseja antes de começar a modelar, isso irá te poupar tempo e dores de cabeça, se cometer erros pequenos no começo, ele pode escalonar depois de um tempo e você precisará gastar seu tempo para corrigir depois. Então saiba o que quer e trace um objetivo que deseja alcançar com essa planta, isso te ajudará no processo de criação e você poderá já ter seu passo a passo definido de como fazer.
Após você instalar seu software e começar a modelar a sua planta baixa 3D, você terá que ter em mente que essa planta precisa ser real aos olhos do cliente, podemos então utilizar técnicas para aumentar a qualidade do projeto e deixar ela realista.
A seguir irei citar como você criar sua planta baixa 3D de forma realista e falarei sobre técnicas que irão ajudar a deixar seu projeto com um cara melhor, então preste atenção e aplique para que possa tirar bons resultados disso.
Bom, no começo, quando estiver modelando o seu projeto, é legal você ter bastante opções. de itens retirados da biblioteca e afins para poder colocar na planta, lembra que citei anteriormente que você precisa ter uma boa noção sobre o que quer? É importante para que em momentos como esse, por exemplo, você não pegue itens desnecessários e que você não irá utilizar, então novamente, tenha uma boa ideia sobre como o projeto irá ficar e o que será necessário para realizá-lo.
É importante lembrar que em plantas baixas 3D, o nível de detalhes de móveis e afins não são os mesmo que em imagens renderizadas e etc. Mas mesmo assim, podemos modelar os móveis de uma maneira que quando vistos de cima, criem uma sensação de realismo, esses pequenos detalhes fazem uma grande diferença no final, mesmo que na planta tenha apenas retângulos e representações, podemos tirar algo legal disso.
Esse processo de modelar os móveis e outros detalhes da planta, podem ajudar no momento de utilizar o render, então pode ser vantajoso deixar sua planta visível ao render, pois pode sair um trabalho legal.
Uma técnica muito boa para quem está buscando deixar a planta baixa 3D mais realista e com uma boa aparência, é prestar atenção no tamanho das paredes da planta, mas como isso pode alterar alguma coisa no projeto? Bom, se suas paredes forem do tamanho normal e grandes, elas causarão muitas sombras em sua planta e quando vemos por cima a aparência não fica tão legal, é importante prestar muita atenção sobre como o projeto ficará quando visto de cima, então muitas sombras pesadas podem deixar a imagem de certa forma “feia”.
Então uma forma de corrigir esse problema e deixar a planta com uma aparência legal, é diminuindo o tamanho das paredes, algo em torno de 45cm de altura pode causar uma boa impressão quando visto de cima, é necessário estar atento na questão estética do projeto, uma iluminação errada pode acabar estragando tudo então tem que prestar atenção nas sombras e luzes.
Dito isso, se quiser também saber mais sobre como melhorar a iluminação em seu render, possuímos um artigo que falamos a respeito disso, se tiver interesse de saber mais, clique aqui!
Podemos perceber que o detalhe principal em uma planta baixa 3D é a visão de cima do projeto, sendo assim outro detalhe importante no projeto é a câmera utilizada para mostrar a planta.
O mais importante é procurar uma câmera em seu software que possa fornecer uma perspectiva sobre o projeto e que possa mostrar tudo com um alto nível de realismo, uma boa câmera para essa tarefa é a câmera ortográfica, ela é capaz de remover distorções na imagem que podem atrapalhar o resultado final, então vale a pena usar essa câmera para mostrar sua planta baixa 3D.
Vimos que a planta baixa 3D oferece diversas vantagens e que faz a diferença na hora de apresentar um projeto, mas também exige muita atenção de quem está a criando, são diversos detalhes e técnicas que precisam ser usadas para alcançar um resultado legal. No fim vale a pena pois essa planta pode ser o fator decisivo de compra de um cliente que esteja interessado em seu projeto, o esforço vale pelos ótimos resultados que ela trás.
Tendo visto o quão importante é a planta baixa 3D em um empreendimento imobiliário, é interessante que crie uma para ajudar na sua apresentação, mas caso não queira se preocupar em fazer algo errado, perder tempo corrigindo erros ou tentando aprender a utilizar softwares complexos. Nós da Render Pixel oferecemos esse serviço para você com o nível de qualidade necessário, se tiver interesse entre em contato conosco, será um prazer trabalhar contigo em seu projeto.