Quando nos referimos a renderização, uma coisa é certa: não adianta ter o melhor programa do mercado se o usuário não conhece profundamente a ferramenta que vai utilizar.
Ou seja, sem o conhecimento avançado acerca dos recursos disponíveis para renderização, é muito difícil criar um render de qualidade.
Diante da constante dificuldade dos usuários em melhorar a realidade do render, listamos aqui dicas para você melhorar o aspecto do seu projeto, veja:
Utilize componentes e blocos de alta qualidade
Sem dúvida, os blocos 3D serão um dos maiores definidores da qualidade geral do seu render.
Por isso, é necessário buscar blocos de alta qualidade para que o projeto seja um sucesso. E assim, brilhe os olhos do seu cliente.
Então, para os adeptos ao Sketchup, o melhor local para encontrar blocos prontos é o 3D Warehouse.
Lá, é possível utilizar uma referência fotográfica, bem como modelar encontrar blocos 3D desenvolvidos por usuário e grandes lojas do segmento. Como marcas de porcelanato, mobiliário solto e eletrodomésticos.
Entretanto, o usuário pode encontrar também modelos prontos de fabricantes e peças de design famosas por fora do 3D Warehouse.
Domine escalas dos objetos
Ao importar um bloco para o seu projeto, é de suma importância conhecer bem sobre a escala.
Para ter um render final com um ar mais realista, é de suma importância que as escalas estejam corretas, isto é, para não tornar o render artificial.
Para blocos sem escala, uma dica é fazer a busca no Google do objeto e suas medidas oficiais.
Se mesmo com a busca você não encontrar exatamente o objeto, busque por uma referência similar.
Utilize texturas e materiais de alta qualidade para melhorar o seu render
Você sabia que um dos fatores que pode diferenciar um render artificial de um mais realista são as texturas e materiais?
É preciso levar esses aspectos em consideração, tendo em vista que texturas melhores têm uma maior resolução de imagem.
Por isso, no momento de fazer um close-up, a imagem renderizada com texturas de maior qualidade dá um aspecto incrível para o seu projeto.
É possível encontrar na polligon.com uma gama de materiais e texturas grátis.
Porém, você pode optar pelo material pago, que são “premium” e desfrutar de texturas fantásticas.
Ainda, no caso em que usuário deseja criar material ou substituir as texturas de um material já pronto e setado, é possível encontrar texturas com uma boa resolução no textures.com.
Utilize o Render Elements para melhorar a realidade do seu projeto
O Render Channel ou Render Elements são os canais que juntos compõem a renderização final.
Quando esses canais são renderizados separadamente, é possível ter um controle mais refinado do resultado final.
No Vray, no Lumion e em praticamente todos os renderizadores , o usuário tem a opção de salvar a imagem renderizada utilizando esse recurso de canais separados!
Com o uso dos Render Elements, o usuário consegue ter um render mais realístico, tendo em vista a possibilidade de trabalhar, não pós edição, com cada elemento da cena 3D.
Existe uma infinidade de ações que você pode fazer usando e abusando da criatividade e técnica, você pode adicionar ou remover reflexos, refrações, melhorar a luz e mudar cor a cor dos objetos da cena sem renderizar a sua cena de novo.
Incrível, não é mesmo? Quando o usuário tem um maior domínio dessas ferramentas é possível ter um controle mais afinado da cena e isso pode ser decisivo no resultado realístico final!
Você gostou dessas dicas? Nós, da Render Pixel, oferecemos muito mais conteúdo para você.
Acesse mais artigos no nosso blog e fique por dentro de diversos temas relacionados à arquitetura e renderização.
1 comentário
Resposta: Planta baixa 3D – o que é? – Render Pixel