O Sketchup é um software de modelagem 3D que tem diversos plugins para fomentar o realismo nas imagens.
Nele, é possível transformar desenhos extremamente básicos e artificiais em uma espécie de realidade virtual.
Esse fator é de extrema importância para captar os clientes por meio de uma entrega que corresponde bastante com a realidade.
Mas como criar esse realismo? Como são feitos os materiais realistas nos render?
Para saber mais sobre isso, não deixe de conferir este artigo. Pois nele é possível ter as respostas para essas perguntas e portanto saber como contemplar melhor o seu público.
Ficou animado (a) com essa possibilidade? Então confira já!
Faça uma boa leitura.
O que são materiais realistas no render e como são feitos?
Os materiais realistas no render são alguns dos recursos utilizados no Sketchup durante a renderização para criar realismo nas imagens.
Além deles, aspectos de modelagem, iluminação e humanização da imagem também acarretam atributos de realidade.
Esses materiais são resultado de estudos físicos, que é de onde deriva a sigla PBR também atribuída a eles. Os materiais PBR, do termo inglês Physically-Based Rendering (renderização baseada na física), oferecem diferentes características para as imagens.
Entre elas estão os aspectos de textura, relevo, refletividade, cor, transparência e etc.
Atualmente existem diversos materiais realistas para renderização. E eles podem ser úteis para diversos objetos na imagem como móveis, paredes, objetos e etc.
Entre alguns dos materiais realistas estão superfícies com efeito de:
- Pedras;
- Madeiras;
- Paredes;
- Sombras;
- Azulejos;
- Tijolos;
- Aspectos de reflexo e refração;
- Transparência;
- Pisos e entre muitos outros.
E juntamente com os aspectos citados, esses fatores conseguem trazer realismo para o desenho. Desse modo, a partir da renderização no Sketchup, eles permitem que o cliente idealize melhor o que será construído.
E com o auxílio do Lumion, que é um dos recursos mais rápidos do software, é possível adicionar esses efeitos mais rapidamente.
Como são feitos os materiais realistas?
Chama-se texturização o processo de criação dos materiais PBR. Esse processo envolve a utilização de mapas de textura para determinar aspectos de visualização como cor e brilho, por exemplo.
Além disso, o processo de criação envolve fatores de microssuperfície, garantindo relevo, textura e detalhes do material. Como também o nível de exposição, contraste e resposta às luzes do ambiente.
Durante o render, tudo isso precisa ser projetado para que os materiais realistas sejam verdadeiros aliados do objetivo.
Efeito Fresnel
Nesse sentido, um aspecto importante para considerar durante sua criação é o Efeito Fresnel. Este conceito diz respeito à angulação do material conforme a sua visualização.
Isto é, qual a imagem refletida pelo objeto de acordo com o ângulo e também com a incidência de raios de luz sobre ele.
Para exemplificar, o ângulo 0º, chamado de Fresnel Zero é o ângulo que menos projeta luz de retorno entre o observador e o objeto.
Isso ocorre pois o observador está olhando diretamente para ele. Entretanto, quando a visualização não é direta, e portanto o grau é diferente, a projeção de luz e reflexo será diferente.
Para fazer essa explicação ainda mais rotineira, imagine que você está olhando diretamente para a água da praia. Nesse caso, em águas mais claras é possível ver seus pés, conchas e etc.
No entanto, se você está fora da água, a imagem que você visualiza da superfície da praia é totalmente diferente, não é?
Pois é sobre isso que o Efeito Fresnel relaciona! E por isso é tão importante pensar nele durante a renderização.
Afinal, a depender da proximidade do observador e também a sua angulação com relação ao objeto, o reflexo pode ser totalmente diferente.
E de fato isso pode parecer complexo, mas o processo não é imutável e você pode alterar a iluminação ou material conforme necessite. Mas é válido considerar cada detalhe dos materiais realistas para ter a melhor imagem possível.
Gostou do conteúdo? Então confira nosso site e conheça nossos serviços a respeito da renderização.