Dentro do mundo da arquitetura e urbanismo, a criação de materiais realistas de alta performance proporciona uma maior credibilidade ao seu trabalho.
Atualmente, no mercado, existem diversos softwares de renderização que vão permitir a criação de projetos arquitetônicos cada vez mais próximos da vida real. Um exemplo disso é o Lumion, cuja versão mais recente (Lumion 11), possibilita a utilização de mapas de displacement, mapas normal, albedo, diffuse e por fim, color.
Nesse artigo, abordaremos de uma forma bem didática, como criar materiais realistas utilizando o Lumion. Então, boa leitura!
Os mapas de textura do Lumion são uma forma para realizar a criação de materiais realistas
Como dito anteriormente, a versão mais recente do programa utiliza alguns mapas de textura para a criação de projetos mais realísticos. Mas, afinal, o que são mapas de textura?
Dentro da computação gráfica, define-se mapas de textura como sendo imagens que mapeiam superfícies de objetos tridimensionais e além disso, que são capazes de controlar algumas características desses materiais, como a cor e o brilho.
Logo abaixo falaremos um pouco sobre alguns tipos de mapas de textura.
Mapa de displacement
É um tipo de mapa que cria uma deformidade na imagem 3D baseando-se na textura empregada naquele material. Geralmente, o mapa de displacement é utilizado em algumas superfícies como rochas e solo.
Mapa normal
Nesse mapa é possível adicionar algumas características na superfície, tais como: arranhões, rugas etc.
Mapa de albedo
Utilizando o albedo map no seu modelo 3D você terá uma textura de imagem sem sombras ou realces. Ao usar esse tipo de mapa da maneira correta, então você pode criar mais realismo para o seu projeto, eliminando sombras em excesso que poderiam deixar sua imagem confusa.
Mesclagem de mapas
No Lumion ainda é possível fazer a mesclagem de dois mapas: o mapa normal e o mapa roughness.
O mapa roughness é um tipo de textura de imagem que possui a escala de cor em tons de cinza e controla micro-irregularidades nas superfícies. Essas irregularidades são responsáveis por fazer os raios luminosos, que incidem o objeto, serem refletidos em diversas direções.
Para fazer a mesclagem desses dois mapas é necessário seguir algumas etapas:
- É essencial que você esteja com o seu Adobe Photoshop aberto, ok? Nele você vai abrir os mapas normal e roughness;
- Em seguida, com muita cautela para não perder nenhuma informação da imagem, aumente o contraste do roughness até o máximo;
- Vá até a aba “canais” e crie um canal alpha;
- Feito isso, copie o mapa roughness para o canal alpha do mapa normal;
- Pronto! Agora é só salva o arquivo utilizando a extensão TGA. (targa)
Como realizar a criação de materiais realistas no Lumion?
Nos tópicos anteriores, demos uma relembrada nos conceitos de mapas de textura e seus tipos, bem como a realização da mesclagem dos mesmos. Dominar esse conhecimento é muito importante na criação de materiais realistas, utilizando softwares de render como o Lumion, pois, é conhecendo esses mapas, suas funcionalidades e aplicações que se pode obter projetos arquitetônicos e urbanísticos mais próximos da vida real.
Portanto, ao criar seus projetos utilizando o SketchUp, fazer ajustes e criações no Adobe Photoshop e renderizar no Lumion, se atente sempre para as características das superfícies que você está utilizando e quais seriam os mapas de textura que se encaixam perfeitamente no seu modelo 3D.
Ajustar a luminosidade, saturação, refletividade, textura e sombreamento vão fazer toda a diferença na qualidade do seu projeto.
Muito interessante, não é?! Afinal, possuir credibilidade e ofertar qualidade ao desenvolver um projeto arquitetônico é o que você deve sempre prezar! E nisso, a Render Pixel pode te ajudar! Somos uma empresa de visualização arquitetônica que presta serviços para arquitetos, bem como construtoras e trabalhamos com os melhores programas de renderização para melhor lhe atender. Então, para ter mais informações, acesse o nosso site.