O render e a modelagem 3D fazem parte do mesmo processo, mas são completamente diferentes um do outro e também acontecem em momentos diferentes. Pode-se dizer que ambos se complementam!
É muito importante para qualquer arquiteto saber a diferença de ambos para que não ocorra problemas durante as etapas do trabalho, pelo fato do render e a modelagem 3D ocorrerem em momentos diferentes na realização do projeto, confundir os dois pode trazer muita dor de cabeça para você, então se atente a esses detalhes para que não ocorra problemas.
Ambos são etapas muito importantes na produção de um projeto arquitetônico, eles fazem com que o cliente possa ter uma boa noção sobre as ideias que estão sendo apresentadas, graças a essa tecnologia, os profissionais da área podem ter ainda mais liberdade para criar, sem se preocupar se o seu cliente irá entender ou não seu projeto.
A seguir, estarei mostrando o que é o render e a modelagem 3D nos mínimos detalhes e falarei sobre a diferença entre ambos!
Modelagem 3D
A modelagem 3D está presente no início do projeto, ela envolve a parte de criação e construção, com ela é possível criar modelos de objetos tridimensionais, todo esse processo é feito através de softwares específicos de processamento 3D.
Pode-se dizer que a modelagem 3D é uma das importantes bases para a realização de um projeto arquitetônico, sem ela não seria possível realizar o render. Além da arquitetura, a modelagem 3D também está presente na área da engenharia, design de interiores, cinema, animações e games. É extremamente vasta a lista de possibilidades de projetos e criações que podem ser feitas através dela e por isso ela é utilizada em tantas áreas diferentes.
Por possuir tantas possibilidades de criação, profissionais e artistas 3D podem usar suas criatividades ao máximo para realizar diversos projetos, a modelagem 3D se consiste na criação de elementos que irão compor o ambiente, com ela é possível criar personagens de videogame, design de produtos para a realização de propagandas, cenas impressionantes em filmes e representações de ambientes de uma residência, seja interno ou externo.
Para poder criar um modelo em 3D, é necessário possuir um software específico para tal, por ser um processo tão importante e necessário, existem diversas opções no mercado que você pode usar. Os mais utilizados no mercado atualmente são: Sketchup, Maya, Corona, Cinema 4D, Blender e 3DS Max, todas essas ferramentas possuem suas características e qualidades, é necessário avaliar para concluir qual irá suprir melhor as suas necessidades dependendo da área que pretende trabalhar e também qual irá encaixar melhor em seu orçamento.
É interessante utilizar uma máquina mais potente para realizar o trabalho, uma quantidade boa de memória ram, um bom processador e uma placa de vídeo potente podem ajudar muito para quem está entrando de cabeça. Mas isso não é uma regra, a maioria dos softwares de modelagem 3D também funcionam com as máquinas mais atuais.
Durante todo o processo, o profissional envolvido no projeto irá passar por diversas etapas, até chegarmos nas partes finais, onde é preciso trazer vida ao seu trabalho, nesse momento o render é utilizado.
Render
Assim como a modelagem 3D, o render é um processo extremamente importante e essencial, ele acontece na fase final do projeto, é o responsável por trazer realismo para o trabalho.
Através dele é possível dar vida ao seu projeto, fazendo com que o seu cenário, personagens ou objetos pareçam reais, quando o processo é realizado de maneira profissional e correta, é capaz de confundir um modelo 3D com uma imagem real, dado o nível de semelhança entre ambos.
Dessa forma, o render possibilita arquitetos apresentarem projetos realistas para os clientes, tornando uma ideia, algo palpável e facilitando o processo de visualização, é também o que permite um artista 3D criar um personagem humano que esteja extremamente próximo da realidade.
Para poder realizar um bom trabalho com o render, é necessário passar por um processo longo e complexo que possui várias etapas, por isso muitas vezes é necessário contratar profissionais da área para que não ocorra nenhum problema durante a realização do projeto, lembrando que o render é uma peça essencial para poder apresentar algo extraordinário para o cliente.
Igual a modelagem 3D, o render é uma etapa muito importante para a realização de um projeto, por isso existem diversos softwares para poder realizar esse processo. Possuem diversas opções no mercado, mas as mais usadas atualmente são: Sketchup, V-ray, Lumion, Twinmotion, Corona e Enscape (se quiser saber como fazer um render no Sketchup, clique aqui!).
A maioria dessas ferramentas trabalham com o render em tempo real e esse processo ocorre através da placa de vídeo do seu computador, assim como os softwares para modelagem 3D, esses programas para render podem funcionar nos computadores atuais, mas se tiver um computador mais potente e com uma capacidade de processamento maior, todo o processo para realizar o render irá acontecer de maneira mais rápida e eficaz, isso irá te poupar tempo.
Todos esses softwares possuem vantagens e particularidades, podem gerar resultados incríveis se bem aproveitados e possuem preços diferentes, então é interessante o profissional analisar se o valor está dentro do orçamento, ver qual deles irá suprir as necessidades e se vai atender o que precisa, analisar quais são as exigências técnicas de cada ferramenta para escolher qual vai trabalhar melhor em seu computador, entre outros detalhes.
Cada ferramenta pode servir para um proposta diferente, então um profissional do cinema trabalhará de uma maneira completamente diferente de um arquiteto, dessa forma, possui softwares para suprir a demanda de cada um deles.
A modelagem 3D e o render fazem parte dos mesmo projetos, mas estão presentes em momentos completamente diferente, um complementa o outro, se não houvesse o render, as imagens em 3D não teriam realismo algum, dessa maneira o público ou cliente não conseguiria visualizar e se identificar com o seu trabalho, não poderíamos realizar o render se a modelagem 3D não estiver presente também.
Então de maneira resumida, a modelagem 3D acontece no começo do projeto quando precisamos dar forma às nossas ideias, criando e construindo algo, pode ser uma cadeira, uma árvore, um humano ou uma espada, as possibilidades são infinitas. Após você criar algo, entramos na fase final, onde o render entra em ação para trazer realismo ao objeto que você criou, dando vida ao seu projeto e o tornando algo real e palpável.
É possível diferenciar os dois apenas observando a qualidade da imagem, todo esse processo leva tempo e é necessário ter ferramentas e profissionais especializados te ajudando, por mais complexo que pareça, tudo isso é necessário para poder realizar um trabalho excepcional e satisfatório. Um projeto bem feito pode impressionar as pessoas na sala do cinema, fazer uma criança se empolgar ao ver um personagem legal no videogame e também fazer com que seus clientes possam visualizar de forma clara seus projetos, os trazendo para a realidade e tornando as suas ideias em algo palpável e real.
Agora que você sabe a diferença, é legal se planejar e dar muita atenção nas duas partes do processo, tanto a modelagem 3D e também o render, assim você saberá quais caminhos seguir e como fazer algo na qualidade que deseja.