A renderização é um dos processos mais importantes envolvidos na criação de um projeto arquitetônico, ela permite ao arquiteto usar mais a criatividade e ousar mais em seus projetos.
Isso porque a renderização é a etapa responsável por tornar o projeto realista, trazendo para a realidade os conceitos e ideias do arquiteto, tornando a proposta mais palpável e fácil de visualizar, isso faz que o cliente compre a ideia com mais facilidade, pois passa a possuir uma boa noção de como o projeto ficará no final.
Isso facilita a vida dos profissionais envolvidos no projeto, pois um dos grandes desafios envolvidos na apresentação de uma proposta é o risco do cliente não conseguir entender bem do que se trata, nesses momentos a renderização é muito importante.
A renderização também ajuda um escritório a ganhar mais autoridade, um projeto bem renderizado é capaz de atrair a atenção de muitas pessoas, através de redes sociais, site e etc. Então é uma excelente forma de adquirir novos clientes e gerar um público engajado caso deseje criar conteúdo a respeito.
Além de melhorar a visualização do seu projeto e entendimento de espaços, a renderização ajuda o arquiteto a expressar sua visão de arquitetura e ajudará um escritório a expressar o posicionamento da sua empresa no mercado.
São muitas vantagens, mas existem certos detalhes que precisam ser levados em conta quando estamos sobre renderizar um projeto, isso porque a renderização é um processo longo e pesado, existem diversos passos a passos e complexidades envolvidas em sua realização.
Para poder renderizar de maneira correta e eficiente, você vai precisar de um computador potente, pois o processo é muito pesado, é recomendado possuir uma máquina com uma robusta placa de vídeo, um bom processador e bastante memória disponível, dessa forma o processo ocorrerá mais rápido.
Conseguimos perceber que a renderização é um processo realmente importante e complexo de ser realizado, por isso foram criados diversos softwares que ajudam o profissional a realizar esse processo. Caso queira saber melhor a respeito do mercado da renderização, clique aqui!
Você pode realizar a renderização de duas maneiras, a diferença entre ambas está na velocidade que as imagens serão finalizadas e renderizadas, são elas a renderização em real time e a renderização offline.
A renderização real time, como o nome já diz, acontece em tempo real e na maioria das vezes esse processo ocorre através de uma placa de vídeo, é muito usada em jogos, isso porque ela é capaz de realizar cálculos rapidamente, esse tipo de renderização é muito útil para arquitetos que querem agilidade e a capacidade de fazer alterações no projeto sem demorar muito tempo.
A renderização offline demora mais para ser realizada e normalmente é utilizada em projetos onde não necessita um alto nível de velocidade de processamento, a vantagem é que esse tipo de renderização não possui imprevisibilidades e entrega imagens com níveis de qualidade muito satisfatórios.
Agora irei apresentar as principais técnicas de renderização para arquitetura que irão te ajudar durante esse processo, se você quiser saber ainda mais a fundo a respeito da renderização, clique aqui!
Scan line
Scan line é uma das técnicas mais antigas realizadas na renderização, usado para garantir uma boa precisão de imagem, é usada por muitos profissionais que desejam aprimorar seu projeto.
Esse método trabalha com uma linha de digitalização por vez, ele determina para cada linha, os span de pixels visíveis, essa técnica determina as superfícies visíveis com a definição de sombras relatadas.
É interessante e vale a pena pesquisar a respeito dessa técnica pois ela pode agregar muito em seu projeto e trazer bons resultados no momento de renderizar.
Radiosity
Radiosity é um método muito interessante que trás um aspecto realista para a imagem, ele simula um fenômeno físico existente em nossa realidade chamado de inter-reflexão de objetos.
O que é esse fenômeno? De maneira resumida, ele ocorre quando uma superfície que possui um componente de luz reflexiva começa a iluminar as superfícies vizinhas, este algoritmo trabalha dentro desse conceito e traz detalhes muito interessantes para a imagem, tornando as sombras nas imagens mais claras ou deixando os objetos mais brilhantes.
Essa técnica se trata de distribuir a luz pelo ambiente de forma extremamente realista, trazendo aspectos da vida real para a imagem e dando ainda mais vida ao seu projeto, então é interessante estudar e aplicar esse método na sua renderização.
Ray casting
Ray casting é um método famoso pois consegue realizar funções muito úteis para quem está renderizando o projeto, é do interesse do profissional responsável pela renderização, conhecer essa técnica.
Esse mecanismo permite ao usuário detectar as superfícies visíveis na imagem, a grande vantagem apresentada por essa técnica é a capacidade de gerenciar não apenas superfícies planas, mas também sólidas e não planas, como por exemplo uma esfera, esse método consegue atrair qualquer superfície que foi atingida por um raio.
Então é válido considerar usar o Ray casting caso queira aumentar o nível de realismo das superfícies do seu projeto, isso pode fazer uma grande diferença no final então vale a atenção.
Ray tracing
Esse método está ligado ao Ray casting, como outras técnicas apresentadas aqui, ele trás fenômenos existentes na vida real para dentro do projeto, tornando imagens extremamentes realista.
O Ray tracing trás para a imagem fenômenos físicos da luz, como por exemplo, a reflexão e a refração, ele leva em conta a trajetória dos traços de luz pelo ambiente aos olhos do observador, então a fama dessa técnica está na forma como ela simula a luz de forma realista.
É interessante então considerar usar esse método em seu projeto, ele dará outra cara a sua imagem, trazendo um nível de realismo muito interessante.
Z-Buffer
O Z-Buffer é utilizado para determinar superfícies visíveis, é um algoritmo que funciona para obter um registro de profundidade de cada pixel do objeto que está na cena mais próxima do observador.
Dessa forma podemos obter informações como a intensidade, cor, entre outras características, existem duas estruturas para esse algoritmo, a z-buffer que para cada pixel, ela mantém a coordenada z mais próxima do observador e o frame buffer que inclui as cores relacionadas aos pixels.
Vale a pena pesquisar mais a respeito desse algoritmo, visto que ele pode trazer muitas vantagens para quem está fazendo a renderização do projeto.
Sendo assim, é extremamente válido para o arquiteto que está realizando a renderização do seu projeto, adicionar essas técnicas, pois elas podem trazer diversos benefícios para a imagem em relação ao nível de realismo e pequenos detalhes que no final fazem muita diferença.
Como eu citei no começo desse texto, um projeto bem renderizado pode trazer diversas vantagens para um arquiteto e para um escritório, ele ganha o coração do cliente com mais facilidade, além de trazer mais autoridade para quem o realizou.
Por mais que o processo seja longo e complicado, vale a pena e se você utilizar as técnicas apresentadas aqui de forma correta e bem feita, poderá ter resultados incríveis e não terá mais problemas com clientes que não conseguem entender o seu projeto.
Lembrando que é necessário ter um certo nível de conhecimento a respeito de renderização para poder aplicar todos os métodos corretamente e poder tirar total proveito.